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» » O poder feminino: alusões sociais
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Autora: Alice de Castro Algayer - Faz o 3º. Ano, do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Campus Cacoal. Faz parte do grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia - PDA/CNPq. Afiliada a linha de pesquisa Literatura e Cultura. Estuda na Escola de Idiomas Wizard. Contato: alicealgayer99@gmail.com – Orientador: Prof. Sérgio Nunes de Jesus.

A violência contra a mulher é observada desde os primórdios da humanidade. O fato se deve à sustentação de ideologias incutidas na sociedade, bem como suas práticas que prescrevem a desigualdade de gênero.
Dessa forma, evidencia-se, não somente a criação de políticas públicas a favor da mulher (campanhas de conscientização populacional quanto a não agressão física, psicológica e emocional), melhorias no sistema de atendimento às vítimas e legitimação da Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, denominada Maria da Penha, mas também, o processo discursivo como pressuposto para mudança dessa condição mental coletiva.
     

Ao expressar e representar o ser humano, o discurso artístico apresenta-se como meio para divulgação de ideias e princípios que, por sua vez, são materializados em pinturas, textos literários, esculturas, estilos arquitetônicos, músicas, entre outros. Por serem presentes e atuantes na sociedade mundial, ressalta-se a utilização desses recursos linguísticos para educação quanto à igualdade de gênero.
A partir de então, considera-se o respeito e a reunião social para a reivindicação de transformações que visam ao melhor atendimento à mulher, vítima de violência doméstica, efetivação de leis para a punição dos agressores, além do combate às desiguais remunerações pelo trabalho.
Observa-se como exemplo, o trecho “Não bato nela nem com uma flor”, da música “Querido Diário”, do cantor e compositor Chico Buarque, que explicitamente retrata a importância do respeito à mulher, em combate à violência.
Diante do supracitado, pode-se considerar que, a educação está intimamente relacionada com a produção de discursos artísticos, uma vez identificada à importância desse processo comunicativo para o campo da interpretação, individual ou coletiva, e consequentemente, ação social, em busca de valores igualitários.




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