Autora: Alice de Castro Algayer - Faz o 3º. Ano,
do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Campus Cacoal. Faz parte do grupo de
pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na
Amazônia - PDA/CNPq. Afiliada a linha de pesquisa Literatura e Cultura. Estuda na Escola de Idiomas Wizard. Contato: alicealgayer99@gmail.com –
Orientador: Prof. Sérgio Nunes de Jesus.
A violência contra a mulher é observada
desde os primórdios da humanidade. O fato se deve à sustentação de ideologias
incutidas na sociedade, bem como suas práticas que prescrevem a desigualdade de
gênero.
Dessa forma, evidencia-se, não somente a
criação de políticas públicas a favor da mulher (campanhas de conscientização
populacional quanto a não agressão física, psicológica e emocional), melhorias
no sistema de atendimento às vítimas e legitimação da Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, denominada Maria da Penha, mas também, o processo
discursivo como pressuposto para mudança dessa condição mental coletiva.
Ao expressar e representar o ser humano, o
discurso artístico apresenta-se como meio para divulgação de ideias e
princípios que, por sua vez, são materializados em pinturas, textos literários,
esculturas, estilos arquitetônicos, músicas, entre outros. Por serem presentes
e atuantes na sociedade mundial, ressalta-se a utilização desses recursos
linguísticos para educação quanto à igualdade de gênero.
A partir de então, considera-se o respeito
e a reunião social para a reivindicação de transformações que visam ao melhor
atendimento à mulher, vítima de violência doméstica, efetivação de leis para a
punição dos agressores, além do combate às desiguais remunerações pelo
trabalho.
Observa-se como exemplo, o trecho “Não
bato nela nem com uma flor”, da música “Querido Diário”, do cantor e compositor
Chico Buarque, que explicitamente
retrata a importância do respeito à mulher, em combate à violência.
Diante do supracitado, pode-se considerar
que, a educação está intimamente relacionada com a produção de discursos
artísticos, uma vez identificada à importância desse processo comunicativo para
o campo da interpretação, individual ou coletiva, e consequentemente, ação social,
em busca de valores igualitários.
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