Select Menu
» »Unlabelled » IFRO, Campus Cacoal, realiza seu maior evento anual
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

IFRO, Campus Cacoal, realiza seu maior evento anual

Preâmbulo - Nesta segunda edição anual do Simpósio sobre Práticas Discursivas na Amazônia (II Simpósio PDA 2016) é inevitável perceber a grandiosidade de um ano para o outro, suas convergências temáticas que se entrelaçam desde a língua(gem) como processo de interação à escola – transformadora que se transforma pelas suas práticas no mundo do trabalho. Em 2015 o evento, que teve a sua idealização em atividades desenvolvidas pelos professores Ingrid Letícia Menezes Barbosa e Sérgio Nunes de Jesus ao trabalharem as respectivas obras: “O estudo dos verbos na educação básica (Ferrarezi Jr.) e Produzir texto na educação básica (Ferrarezi Jr. e Santos) – pode se percebido o alto índice de aceites dos alunos, principalmente com a presença do conferencista Celso Ferrarezi Junior, da Universidade Federal de Alfenas/MG, que abrilhantou o evento com um público de 1.126 pessoas – realizado no espaço da CEMADERON (Igreja Assembleia de Deus), Cacoal-RO.

A Cidade de Cacoal-RO – Conhecida como a “Capital do Café”, o município de Cacoal tem em seu contexto histórico o nome que foi dado pelo seringueiro Anísio Serrão de Carvalho que acreditou na terra fértil e que daria grandes frutos econômicos. Sua história também é marcada pela chegada do “Telégrafo”, inicialmente instalada no município de Pimenta Bueno e, em seguida, em diversos municípios de Rondônia pela missão do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon aproximadamente em 1909 – o que desencadeou o povoamento na região. Também é válido considerar que com a implantação do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) - esse povoamento aparentemente coordenado elevou o pequeno espaço a estratificação de município em 26 de novembro de 1977 e em 1979 ganhou do Governo do Território Federal de Rondônia plano para a sua orientação geográfica urbana. A cidade tem como lema o seguinte slogan: “Paz, Trabalho, Progresso” – o que é justificado também na essência positivista da bandeira nacional brasileira – “Ordem e Progresso”.

O IFRO – Criado por meio da Lei no. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) – este que organizou a Rede Federal por meio das Escolas Técnicas, CEFETS, Escolas Agrotécnicas – todas em diversas regiões do país. Seu marco inicial no Estado de Rondônia se deu a partir da Escola Agrotécnica Federal, localizada no município de Colorado do Oeste. Em seguida, outras unidades também foram implantadas: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal (inicialmente criada como Campus Avançado Cacoal – vinculada ao Campus Ji-Paraná), hoje, já desvinculada e independente desde 2010, Campus Cacoal.

O Campus Cacoal – É integrante e subordinado a estrutura organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) com relativa autonomia administrativa - tem como objetivo disseminar seu processo de aplicabilidade dos conhecimentos técnico-profissionais vinculado ao Ensino, Pesquisa, Extensão nos princípios da educação profissional e tecnológica (EPT) em diversos níveis do ensino – estes estabelecidos no Estatuto e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRO.

O Grupo Práticas Discursivas na Amazônia (GP PDA) – Criado em maio de 2010, objetiva-se em fomentar as práticas ‘linguageiras’ a partir do processo cultural como princípio social. O sujeito que fala e é falado – as tradições como berços instituídos pela história – o homem como agente de transformação social; premissas que se interligam entre as teorias e as práticas ao bem comum social e, ao mesmo tempo ideológico. Sendo assim, o Grupo PDA ao instituir um dado evento institucional vinculado ao IFRO, Campus Cacoal – fundamenta-se não apenas em cumprir o papel escolar, mas fazer da escola o espaço das relações interpessoais entre o Ensino como meio – Aprendizado como fim e fazer do Outro e do EU um contínuo que se transforma e é transformado a cada dia.

II Simpósio PDA 2016 – Espaço reservado entre os saberes e as práticas, realizará entre os dias 8 a 12 de agosto de 2016, na Unidade do DR-SENAC Cacoal, localizado na Avenida 2 de junho, na cidade de Cacoal-RO, Brasil. Para a segunda edição o evento conta com aproximadamente 2.100 participantes e se institui como uma Atividade Social, pois reserva a inscrição com 1kg de alimento não perecível que terá como fim a doação à Casa de Acolhida São Camilo – Linha 06, Lote 13, Gleba 06 – Bairro Josino Brito – no município de Cacoal. Além dessa ação, o II Simpósio PDA realizou duas ações anteriores de seu subprojeto “Salão de Iniciação Científica Linguístico-Literária” com a parceria da Unidade DR-SENAC Pimenta Bueno fazendo a doação de 2.265 kg de alimentos nessas etapas e foram doados a Casa de Apoio Amor Fraterno – Anexo ao Hospital São Daniel Comboni.

Também apóiam a causa com parcerias ao Simpósio PDA - Instituição Escolar: Instituto Abaitará (Pimenta Bueno), Escola Daniel Berg (Cacoal), Escola Jean Piaget (Espigão do Oeste), Colégio Concórdia Ulbra (Cacoal), Centro Educacional Alecrin Dourado (Cacoal), Instituto Educacional Soma (Cacoal), Escola Monteiro Lobato (Espigão do Oeste), Escola Josino Brito (Cacoal), Escola Julio Guerra (Ji-Paraná), Colégio Ulbra (Ji-Paraná), Universidade Federal de Alfenas (Minas Gerais), Universidade Federal (Rio de Janeiro), Universidade Federal do Amazonas (Amazonas), Universidade do Estado do Amazonas (Amazonas), União das Escolas Superiores de Cacoal (Cacoal) e Movimento Internacional Lusófono (Portugal); além dos apoios incondicionais midiáticos: Jornal dos Bairros, Stúdio 7; Rede Amazônica, G1, Editora CRV, PlayPark, Astro; apoio cultural: Associação Metareilá do Povo Indígena Surui – Gamebey, Igreja Assembleia de Deus; apoio na alimentação: ABRASEL, Restaurante Estação Mineira, Restaurante Sabor Brasileiro, Restaurante Servilar, Restaurante Soberano, Pizzaria Sampa, Fam Burguer, Restaurante El Sossego, Beagá Restaurante e Pazzo Pizzaria; Hotelaria: Açaí Palace Hotel, Cacoal Palace Hotel; Comércio: ACIC/CDL, SEBRAE, Piemon Supermercados, Gráfica Brasil, Criativa Gráfica, Ciclo Cairu, Lind’água, Biritas (SP) Atacadão Itamarati, Madeireira CR, PSV, Inviolável, FLY Sport Wear, Gazin, Casa & Decoração, Skol; Prefeitura: COMUC, Fundação Cultural de Cacoal; Governo Estadual: Secretaria de Estado da Educação/SEDUC; Sistema S: Unidade de Cacoal, DR-SENAC Porto Velho (Mídias), DR-SENAC Pimenta Bueno (apoio incondicional para a realização do Evento); Transporte: Campus Cacoal, DR-SENAC Cacoal, Expresso Batista; IFRO (Reitoria), Campus Cacoal (em especial: Direção Geral, Direção de Ensino, Coordenação de Apoio ao Ensino, Equipe da CAED), Campus Guajará-Mirim, e a realização do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia/GP PDA 2016.

O tema central do II Simpósio PDA 2016, fundamenta-se na “Leitura – Escola – Trabalho: um espaço em construção” – este, por sua vez, interligado aos saberes/práticas constituídos na Amazônia nesse espaço escolar – realidade na construção de um Brasil melhor.

Espera-se assim que nesse II Simpósio PDA 2016 contribua a partir de ferramentas inovadoras no Ensino – Pesquisa – Extensão e que sejam sempre papel de agentes que transformam e são transformados com as oportunidades que sabem aproveitar – esse é o papel do IFRO, Campus Cacoal (do GP PDA) que inova e desafia.

Professores/Coordenadores/II Simpósio PDA 2016
Davys Sleman de Negreiros/Diretor Geral, Campus Cacoal-IFRO
Ingrid Letícia Menezes Barbosa/Coordenadora CAED, Campus Cacoal-IFRO
Neila Giron/Gerente Unidade Senac Pimenta Bueno/DR-SENAC
Sérgio Nunes de Jesus/GP PDA, Campus Cacoal-IFRO
 















Autor Unknown

Grupo PDA
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios