Select Menu
» » Bolsões e as Injustiças Sociais
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Autor (a): Herisson Galescky Torres – Bolsões e as Injustiças Sociais. Estudante do 3º. Ano, do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, no IFRO. Faz parte do grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia - PDA/CNPq, afiliada a linha de pesquisa Literatura e Sociedade, no Projeto PDA 2016 – LEITURA, desenvolvido na mesma instituição. Contato: herisson_eoe@hotmail – Orientador: Prof. Sérgio Nunes de Jesus.

Bolsões é um conceito brasileiro para designar um grupo social que vive marginalizado em questão de melhorias de vidas e desenvolvimento humano, que deveria ser proporcionado pelo governo. Em tal grupo, estão incluídos os indivíduos que habitam as favelas urbanas (lugares periféricos) e áreas inabitáveis como lixões, palafitas e assentamentos, ou seja, lugares insalubres para a moradia e instalação humana.

A escassez do poder político envolvendo essa questão está cada vez mais presente, pois, na tentativa de solucionar o problema, montam projetos e leis para a construção de casas para doar às famílias que necessitam de uma “moradia melhor”, só que essas não oferecem espaços apropriados para uma família, ou mesmo, apenas um indivíduo sequer residir. Além disso, falta saneamento básico à aqueles que moram nos pontos periféricos de cidades e metrópoles, palafitas e, ainda, em lixões. Causando, assim, problemas de saúde e proliferação de doenças, dependendo de hospitais públicos.

Sendo assim, o Brasil, com isso, gera problemas sociais, perdendo também na questão na valorização sociocultural que saem de alguns desses espaços, além do restante da população ter o pensamento desprezível de “marginais” ou “sem-tetos”, mas não entendem o porquê da situação.

Portanto, as pessoas que ocupam os espaços geográficos e fazem parte de um conjunto denominado Bolsões, merecem uma moradia digna, saneamento básico e saúde, sendo assim, valorizada juntamente com toda a população do Brasil contando com o poder político para proporcionar-lhes

Autor Unknown

Grupo PDA
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios